LIPEDEMA

LIPEDEMA

É uma desproporção simétrica do acúmulo de gordura nos membros inferiores, depositado principalmente acima dos tornozelos e ao lado dos joelhos.
O início do quadro ocorre na puberdade ou jovem adulto...

Read More
Tabagismo e Circulação Sanguínea

Tabagismo e Circulação Sanguínea

Tabagismo: A circulação sanguínea basicamente é dividida em 2 partes: artéria e veia. As artérias são aquelas que levam o sangue do coração até as mãos e os pés, e as veias são os vasos que levam o sangue de volta ao coração. As artérias são muito importantes, porque levam o oxigênio para todas as células do organismo, sendo responsáveis pela manutenção da perfusão de todos os órgãos. Já as veias são as responsáveis por carrear o gás carbônico de volta ao coração, para que este mande aos pulmões, para que haja a troca deste gás pelo oxigênio e assim manter o ciclo de oxigenação celular.

Leia mais
O que você precisa saber sobre trombose venosa profunda

O que você precisa saber sobre trombose venosa profunda

Antes de falar sobre trombose venosa profunda (TVP), é importante comentar sobre algumas coisas. A circulação do corpo humano é dividida basicamente em duas partes principais: a arterial que leva o sangue do coração à ponta dos dedos das mãos e dos pés, e a venosa, que leva o sangue de volta ao coração. Nos membros inferiores, 90% da circulação venosa é formada pelo sistema venoso profundo e apenas 10% pelo superficial, onde estão englobadas as safenas.

Read More
Erisipela e tromboflebite

Erisipela e tromboflebite

Saiba mais sobre a erisipela e tromboflebite. A erisipela é uma infecção do sistema linfático que pode ocorrer tanto nos membros inferiores como nos superiores, mas muito mais comuns nos primeiros. O quadro clássico se inicia com febre com calafrio, seguido de dor, edema e vermelhidão do membro afetado. A porta de entrada desta infecção pode ocorrer por qualquer ferida, mas o mais comum é por micose entre os dedos dos pés. Seu tratamento é principalmente com uso de antibiótico, que na maioria dos casos tem boa evolução. Porém, nos casos em que a bactéria que leva a este quadro é mais resistente, o quadro pode evoluir para erisipela bolhosa, com uma maior dificuldade de tratamento e, em casos mais raros, pode evoluir para uma infecção generalizada, com risco de morte.

Read More
Saiba mais sobre a escleroterapia

Saiba mais sobre a escleroterapia

Escleroterapia: Varizes de membros inferiores são alterações lentas e progressivas das veias, que causam sua dilatação, alongamento e tortuosidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 35.5% da população brasileira têm varizes, uma doença que pode gerar complicações, como trombose, úlceras, dores e inchaço.

Read More
Manchas após tratamento de vasinhos e varizes – Blog Vena

Manchas após tratamento de vasinhos e varizes – Blog Vena

Após qualquer tratamento de varizes e vasinhos, seja na escleroterapia (secagem de vasinhos) ou cirurgia convencional, assim como nos tratamentos com espuma e laser, podem ocorrer manchas. As mais comuns são as equimoses, aqueles roxinhos que podem aparecer após estes procedimentos, mas que regridem totalmente na grande maioria dos casos.

Read More
Como tratar varizes e vasinhos?

Como tratar varizes e vasinhos?

Tratamento de varizes e vasinhos: A insuficiência venosa crônica é uma preocupação mundial, pois nos seus estágios mais avançados provocam uma diminuição da qualidade de vida e inclusive uma incapacidade funcional dos membros, o que pode acarretar um afastamento laborativo, que chega, nos Estados Unidos, há uma perda anual de cerca de 6 milhões de dias de trabalho por essa doença. As varizes são dilatações progressivas de veias, que podem ou não levar a complicações, como inchaço das pernas, flebites, tromboses e até formação de feridas, conhecidas como úlceras varicosas. Como essas complicações são impossíveis de se prever no início da doença, o ideal é procurar o especialista o quanto antes, para que se faça uma avaliação e se defina a conduta para cada caso.

Read More
Qualidade de vida dos portadores de doença crônica venosa

Qualidade de vida dos portadores de doença crônica venosa

As varizes afetam milhões de pessoas no mundo todo, sendo a sétima doença crônica mais frequente na população. Ocorre em 20% da população ocidental, chegando a 80% aos 60 anos. Inicialmente, esta doença pode não causar nenhuma queixa, mas normalmente está associada a um cansaço ou sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia. Está relacionada com caráter hereditário em 80% dos casos e alguns fatores contribuem para o aparecimento ou piora do quadro: obesidade, sedentarismo, profissões que mantenham a pessoa muito tempo parada, seja em pé ou sentada.

Read More
Por que tratar vasinhos com laser transdérmico?

Por que tratar vasinhos com laser transdérmico?

Os novos procedimentos que tratam varizes e telangectasias (vasinhos) têm resultados diferenciados porque aliado a eles vem a tecnologia dos novos aparelhos que possibilitam um resultado final muito mais satisfatório. Isso já ocorre nas cirurgias para tratamento de safena, que hoje são feitas com ablação a laser associado ao ultrassom, enquanto que a cirurgia convencional é feita sem esta visualização direta.

Leia mais
Realidade aumentada para o tratamento vascular

Realidade aumentada para o tratamento vascular

A preocupação com o tratamento da insuficiência venosa crônica é muito antiga. Existem relatos de exérese de veias varicosas a.C.. Porém, no século XX é que foram desenvolvidas e aprimoradas as técnicas cirúrgicas que atualmente chamamos de convencionais para tratamento de varizes. Hoje em dia contamos também com a realidade aumentada.

Leia mais
  • 1
  • 2