Erisipela e tromboflebite

Erisipela e tromboflebite

Saiba mais sobre a erisipela e tromboflebite. A erisipela é uma infecção do sistema linfático que pode ocorrer tanto nos membros inferiores como nos superiores, mas muito mais comuns nos primeiros. O quadro clássico se inicia com febre com calafrio, seguido de dor, edema e vermelhidão do membro afetado. A porta de entrada desta infecção pode ocorrer por qualquer ferida, mas o mais comum é por micose entre os dedos dos pés. Seu tratamento é principalmente com uso de antibiótico, que na maioria dos casos tem boa evolução. Porém, nos casos em que a bactéria que leva a este quadro é mais resistente, o quadro pode evoluir para erisipela bolhosa, com uma maior dificuldade de tratamento e, em casos mais raros, pode evoluir para uma infecção generalizada, com risco de morte.

Já a tromboflebite, também conhecida como flebite, ocorre quando o sangue impacta em um trajeto venoso superficial, mais comumente em veias tortuosas e dilatadas. Por obstruir a passagem do sangue, provoca uma inflamação local, com dor, vermelhidão e endurecimento deste trajeto comprometido. Quando a tromboflebite ocorre na veia safena magna, principalmente em coxa, existe um risco maior deste coágulo progredir para o sistema venoso profundo e complicar o quadro para uma trombose venosa profunda. Assim, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, com anticoagulante e uso de meia elástica. Diferentemente da erisipela, a qual é muito confundida, não cursa com febre no corpo e o vermelhidão aparece apenas no trajeto da veia inflamada, não por toda a perna.

Assim, tanto a erisipela quanto a tromboflebite são doenças que podem levar a quadros graves, principalmente quando o diagnóstico e tratamento são tardios. Portanto, na dúvida, é importante procurar o seu Cirurgião Vascular.

_____________________________________________________________________________________________________

Por Dr. Kleber Fabbri

Cirurgião Vascular
CRM: 73550

Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular aprovado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Leave a Reply

Please Login to comment
scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services