Por que tratar safena a Laser?

Por que tratar safena a Laser?

A cirurgia de varizes convencional é a técnica mais utilizada na extração de varizes. Esta técnica consiste na retirada da safena, quando necessário, através de um fleboextrator, que é passado por dentro dela, amarrado e no final da cirurgia extraída. Além disso, através de microincisões retiram-se todas as varizes visíveis. Durante muitos anos era a única opção de tratamento cirúrgico desta doença.

A ablação a laser consiste na passagem de uma fibra de laser pela safena a ser tratada, guiada pelo ultrassom. A partir do momento em que a fibra está na posição correta, o laser começa a ser disparado, ocasionando lesão térmica nessa veia, com seu fechamento. Ao final do procedimento, as varizes previamente marcadas são retiradas por microincisões.

Assim, ambas as técnicas têm por objetivo excluir a safena doente da circulação da perna, a cirurgia convencional por sua retirada e o laser por seu fechamento. Como costumo dizer, a safena é mais famosa do que importante. Todos a conhecem pela sua utilização nas pontes-safenas para revascularização cardíaca. Porém, ela representa menos de 15% da circulação das pernas, o que permite que seja retirada sem prejuízo.

O resultado final das duas técnicas é muito semelhante. Ambas melhoram os sintomas de dor, peso ou cansaço das pernas, muito comum nos pacientes com varizes. Ambas melhoram a parte estética das pernas, melhorando a auto-estima do paciente. Ambas diminuem o risco de complicações, como flebites e formação de úlceras varicosas. Ambas possuem chance de recorrência de varizes estatisticamente muito semelhantes, tendo em vista que a doença varicosa é crônica, não existindo cura.

Mas, então, por que tratar a safena a laser? Vários são os motivos:

  1. A ablação a laser é sabidamente menos traumática, pois ao invés de arrancar a safena, como ocorre nas cirurgias convencionais, com risco de lesão de vasos linfáticos e nervos, que se situam muito próximos a esta veia, principalmente abaixo do joelho, no tratamento a laser ela é simplesmente ocluída por dentro, com menor risco dessas complicações.
  2. A ablação a laser por ser menos traumática, também acarreta menor formação de sangramentos e hematomas, o que melhora a recuperação e a dor pós-cirúrgica.
  3. O risco de edema e perda de sensibilidade na região do tornozelo é menor na ablação a laser.
  4. Na ablação a laser, o paciente é orientado a ter praticamente vida normal no dia seguinte ao procedimento, enquanto que na retirada de safena por cirurgia convencional há necessidade de recuperação de aproximadamente 30 dias.
  5. Enquanto na cirurgia convencional normalmente o paciente é operado a partir de um ecodoppler realizado por outro médico, na ablação a laser o paciente é avaliado por ecodoppler pelo próprio Cirurgião Vascular que vai operá-lo e a cirurgia é realizada com o ultrassom vascular na mesa operatória, o que permite uma melhor avaliação do tratamento durante o ato cirúrgico.

Na Clínica Vena, o paciente que realiza ablação a laser de safena é acompanhado por exame de ultrassom com 7 dias, 3, 6 e 12 meses de pós-operatório, para fazer o seguimento do procedimento realizado, retirando quaisquer dúvidas que o paciente porventura tenha, mantendo uma agradável relação médico-paciente!

Consulte-nos.

Leave a Reply

Please Login to comment
scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services